Comunicação no Centro de Tecnologia

Com a proposta de promover a integração entre funcionários concursados e terceirizados da área de Comunicação do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, aconteceu no dia 12 de abril o “I Fórum de Comunicação do CT”. A mesa de abertura contou com a participação do decano Walter Suemitsu, do superintendente geral Comunicação Social da Universidade, Fortunato Mauro, e da responsável pela comunicação interna do CT, Lena Benzecry.

Entre os temas abordados, o que teve peso maior foi a necessidade de integração interna, pois a instituição não tem investimento na gestão comunicacional, enquanto várias outras universidades já nascem com um setor de Comunicação Institucional e contam com um corpo robusto de profissionais. Segundo Fortunato Mauro, o processo de comunicação institucional patrocina o autoconhecimento das unidades. Além disso, falou-se sobre o uso do Twitter para divulgação de informações e a política de logomarca para que a identificação visual da Minerva não seja mal utilizada.

Comunicação Organizacional foi o tema da palestra de Eduardo Refkalefsky. O professor explicou as diversas estratégias de comunicação e listou os principais problemas enfrentados pelo setor, que seriam a divisão em vários grupos de linguagens específicas e a falta de clareza nas informações. Partindo do princípio de que comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende, Refkalefsky discorreu sobre a hierarquização da informação e do conhecimento técnico, relevância da informação de acordo com o público-alvo e o problema do excesso de informação, da repetição e da redundância.

Na mesa composta pelo diretor da Escola Politécnica, Ericksson Rocha Almendra, e pelas jornalistas Dominique Ribeiro e Rita Fernandes, assessoras da Coppe, e do Parque Tecnológico e Incubadora, respectivamente, o tema preponderante foram as formas de comunicação na UFRJ. Almendra narrou as experiências que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Comunicação da Politécnica e destacou os papéis desempenhados pelas redes socias – Facebook e Twitter – como auxiliares no relacionamento com os públicos interno e externo. Dominique Ribeiro e Rita Fernandes, há mais de dez anos atuando como assessoras na Universidade, relataram as dificuldades para conciliar ciência com jornalismo e os bons resultados obtidos, como o site Planeta Coppe, o primeiro site de jornalismo científico do Brasil.

O evento foi encerrado com a palestra “Ética na Comunicação”, proferida por Joaquim Welley Martins. Um dos tópicos da apresentação foi a ética individual que, segundo ele, apesar de permear tudo o que envolve o ser humano e ainda que se fale muito sobre o assunto e seja possível ensinar valores, não é possível ensinar alguém. Outro aspecto abordado na palestra foram as situações de neonazismo, homofobia  etc., em redes sociais como Twitter ou Orkut, e as tentativas de regulamentação do setor.

O “I Forum de Comunicação do Centro de Tecnologia” transcorreu durante todo o dia e teve também a apresentação do Coral do CT entoando músicas populares como “Todo Azul do Mar”. A proposta da organizadora, Lena Benzecry, é que o evento seja repetido anualmente.