Ex-camelô ensina estudantes de engenharia

Cerca de 150 estudantes compareceram no dia 11 de abril à abertura da “VIII Semana Fluxo de Engenharia”, no auditório do CT. Em palestra intitulada “David- uma lição de superação, marketing e vendas”, David Portes, eleito o melhor palestrante do mundo em 2006 pela World Confederation of Business, discorreu sobre o segredo de seu sucesso profissional e também contou passagens interessantes de sua vida.

Ex-cortador de cana em Campos, norte do estado do Rio de Janeiro, e morador de rua no centro da capital, Portes hoje possui cinco empresas e é conhecido mundialmente. Sua historia começou quando pegou 12 reais emprestados para comprar remédios para sua esposa, grávida na época. Ao invés de ir à farmácia, David Portes comprou doces, e saiu para vendê-los. Os 12 reais se tornaram 24 reais e o capital de giro foi aumentando até que abriu uma banca na Avenida Presidente Wilson.

No entanto, ele ensinou em seu discurso que o importante é inovar, ter sempre um diferencial. Em sua banca, oferecia serviços revolucionários para a época, como por exemplo, um Call Center e um Drive-Thru. “Tinha que fugir do igual, inovar. Quase todos os produtos estão em um patamar só. Você tem que fazer diferente, ousar, surpreender seu cliente. Há 23 anos criei Call Center. Eu era um cara visionário: de uma banca de rua eu fiz uma loja de departamentos”, afirma o autodidata.

Portes passou a ser conhecido pela mídia após o jornalista Ricardo Boechat ter ido à sua banca, ficado encantado com a modernidade e eficiência de seus serviços, e publicado uma coluna sobre ele. “David, the camelot” foi entrevistado por revistas como Times, Newsweek e por David Letterman.

Segundo o rei do “street market”, os maiores preceitos do marketing são honestidade e transparência. Simpatia e bom-humor também são muito importantes. Com a sua experiência, conclui que “um sorriso abre todas as portas –- e as carteiras também”.
Após a palestra, muito descontraída graças à informalidade de Portes David, houve uma dinâmica com os alunos, que receberam prêmios do ex-camelô, e um coffee break. “E sim, devolvi o dinheiro que o porteiro me emprestou!”, David Portes faz questão de frisar.