Categorias
Memória

Tem início a apuração

A UFRJ foi às urnas para eleger o reitor e o vice-reitor para o quadriênio 2011-2015 e a apuração teve início nesta quinta-feira, 14 de abril. O primeiro turno da consulta à comunidade acadêmica foi realizado de 11 a 13 de abril. Siga a apuração em http://www.webtv.ufrj.br/

Urnas eletrônicas são novidade este anoA UFRJ foi às urnas para eleger o reitor e o vice-reitor para o quadriênio 2011-2015 e a apuração teve início nesta quinta-feira, 14 de abril. O primeiro turno da consulta à comunidade acadêmica foi realizado de 11 a 13 de abril. Cerca de 68 mil professores, estudantes e servidores técnico-administrativos em Educação estiveram aptos a votar em uma das quatro chapas candidatas ao pleito: Carlos Levi, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), e Antônio Ledo, da Faculdade de Medicina (FM), concorrem pela Chapa 10; Alcino Câmara, do Instituto de Economia (IE), e Maria José Coelho, da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), pela Chapa 12; Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras (FL), e Léa Miriam, da FM, pela Chapa 20; e Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química (IQ), e Eliezer Barreiro, da Faculdade de Farmácia (FF), pela Chapa 99.

A novidade da consulta este ano foi a votação em urnas eletrônicas. Os 148 equipamentos – 38 para votação dos técnico-administrativos, 37 para estudantes e 33 para docentes, além de 40 urnas reservas para quaisquer eventualidades – foram cedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ). Apenas nas seções com até quatro eleitores, a votação foi feita em urna de lona, para não permitir a identificação do votante.

No dia 6 de abril, os aparelhos passaram pelo processo de “inseminação de dados” no TRE e, nesta quinta (07/04), os mesários receberam treinamento para a operação do processo. Mais de mil voluntários das três categorias realizarão o trabalho, que será coordenado pela Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS).

Processo Sucessório
Caso haja necessidade, de 15 a 20 de abril, acontecerá a campanha de um eventual segundo turno. A consulta será realizada nos dias 25 e 26 de abril, com o resultado sendo divulgado no dia 27. Finalmente, no dia 28, a CCPS apresenta o resultado da consulta ao Colégio Eleitoral (formado pelos membros do Consuni, CEG, CEPG e Conselho de Curadores) que definirá a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação.

Siga a apuração, ao vivo, em http://www.webtv.ufrj.br/