">O Centro de Letras e Artes (CLA) realizou, na última quarta-feira (07/04), no hall do prédio da Reitoria, o segundo encontro do evento “CLAlouros”. A confraternização dos novos alunos do CLA acontece nas seguintes unidades: Escola de Música (EM), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Letras (FL) e a Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Segundo dia de recepção aos CLAlouros

O Centro de Letras e Artes (CLA) realizou, na última quarta-feira (07/04), no hall do prédio da Reitoria, o segundo encontro do evento “CLAlouros”. A confraternização dos novos alunos do Centro de Letras e Artes (CLA) acontece nas seguintes unidades: Escola de Música (EM), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Faculdade de Letras (FL) e a Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Sem tintas, farinha e, tampouco, brincadeiras violentas, a recepção contou com performances teatrais, declamação de poemas em hebraico, francês, espanhol e alemão, além da apresentação de um grupo musical. A professora Maria Clara Amado Martins, coordenadora de Extensão do CLA-UFRJ, explicou que a ideia do evento surgiu da necessidade de integração entre os cursos de Música, Arquitetura, Belas Artes e Letras. “É uma maneira de receber os calouros mostrando as especificidades do que eles vão estudar, de forma que os estudantes possam interagir entre as áreas”, explicou a docente.

Já a aluna Imara Silva, que recitou poemas em espanhol, disse que achou a recepção “uma proposta interessante, que integra os alunos do CLA, mostrando suas diferentes áreas”. Os estudantes Jorge Dias, Juliana Resende e Rosa Felix, da EBA-UFRJ, participaram da performance teatral, que teve a apresentação de trechos da peça Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues.

Os alunos José Mauro, Brenda da Silva e Yure Romão, da Faculdade de Letras, recitaram poesias, respectivamente em hebraico, alemão e francês. Romão baseou sua apresentação na “Poesia Slam”, de estilo urbano e muito difundida na França, com características similares à cultura hip-hop.

Veteranos do curso de Indumentária, da EBA-UFRJ, apresentaram peças do vestuário de diversos períodos históricos. O evento foi encerrado pela apresentação musical do grupo “Quinteto de Metais”, formado por Neivison Machado, Vitor de Brito, Rudson Ferreira, Marcio Luís Júnior e Isaque Marcelo, todos estudantes da EM-UFRJ.