">As unidades localizadas no Palácio Universitário da Praia Vermelha retomaram as atividades acadêmicas na manhã desta quarta (06/04), após a instalação de contêineres hidráulicos no campus.

De volta às aulas

A solução provisória visa  a contornar a falta de banheiros, problema decorrente da interrupção no fornecimento de água no prédio, ocasionado pelo incêndio do último dia 28.

Os contêineres, equipados com seis vasos sanitários e um lavatório, estão recebendo ligações de água, luz e esgotamento. Os funcionários da empresa contratada trabalham durante a noite para que o processo seja concluído até a manhã desta terça. Nesta sexta (08/04), chegarão ao campus outros cinco equipamentos, contendo sete vasos sanitários e três lavatórios. Os oito contêineres totalizam o número de banheiros existentes no Palácio Universitário e serão instalados em frente à ECO-UFRJ e diante do CCJE-UFRJ.

Volta às aulas

No Instituto de Economia (IE) da UFRJ, as aulas dos cursos de Graduação e Pós-graduação acontecem desde a manhã desta terça, ainda que de maneira limitada. “Embora tenhamos que melhorar a limpeza do prédio e lidar com a questão dos sanitários, estamos funcionando”, declarou o professor João Bosco Machado, do Instituto de Economia (IE). A diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc), Aracéli Cristina de Souza Ferreira, divulgou nota afirmando que o Conselho Departamental da unidade “deliberou pelo retorno de nossas aulas na próxima quarta-feira dia 06 de abril”. A mesma posição foi tomada pela Direção da Escola de Comunicação (ECO).

As atividades administrativas também já estão normalizadas em todas as unidades. Por medida de segurança, os estacionamentos localizados no entorno do Palácio (Fundação José Bonifácio, Fórum de Ciência e Cultura e os que se situam imediatamente atrás do Palácio) estão interditados.

Castelo d´água

De acordo com nota oficial do reitor Aloisio Teixeira, a universidade terá até 60 dias para a construção de um castelo d´água para o abastecimento das unidades sediadas no prédio. Além daquelas supracitadas, a medida atenderá a Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Fórum de Ciência e Cultura (FCC), e o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ.