">A UFRJ assinou, na tarde desta quinta-feira (31), um acordo de cooperação técnica e financeira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ). O convênio pretende estimular a inserção de pequenas empresas no Parque Tecnológico da universidade.

Pequenas empresas na UFRJ

O Conselho Diretor do Parque já reservou um terreno de 20 mil metros quadrados para construir a Torre de Inovação, espaço que abrigará as novas empresas parceiras. Será aberto um concurso público nacional para decidir o projeto de Arquitetura da Torre, que contará com um investimento inicial de R$ 150 milhões.

Será responsabilidade do Sebrae-RJ realizar estudos de mercado e jurídicos para a concretização da iniciativa. “Há três anos, desde que o Parque Tecnológico começou a dar sinais de sucesso, sonho com essa parceria com pequenas empresas. A ideia é que elas venham para a Cidade Universitária o mais rápido possível”, garantiu Maurício Guedes, diretor do Parque.

O convênio firmado nesta quinta é inédito no Brasil. “Não existe parceria desse porte no país. Para as pequenas empresas, a proximidade com a universidade é espetacular. O que pode derivar disso, daqui 30 ou 40 anos, é inimaginável”, salientou Cezar Vasquez, diretor superintendente do Sebrae-RJ.

Para o reitor Aloisio Teixeira, a parceria é produtiva por privilegiar empresas nacionais. “Pela primeira vez na história da universidade, podemos ter a perspectiva de que o conhecimento tecnológico dialogue com o mercado empresarial. Já temos aqui no campus grandes empresas internacionais. Mas não podemos ficar reféns disso apenas. O contato com o Sebrae é importante porque estamos falando de pequenas e médias empresas que são brasileiras”, finalizou.