Categorias
Memória

Adufrj se compromete com a reconstrução do Palácio

Em carta enviada ao reitor Aloisio Teixeira, a entidade se coloca à disposição para enviar “esforços para minorar as consequências” do incêndio que “retirou parte significativa do patrimônio que representa um pedaço da história da universidade brasileira".

A Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj-SSind) enviou carta de solidariedade ao reitor Aloisio Teixeira, em virtude do incêndio no Palácio Universitário da Praia Vermelha, na última segunda (28/03). Na missiva, a entidade se coloca à disposição da Reitoria para enviar “esforços para minorar as consequências” do sinistro que “retirou parte significativa do patrimônio que representa um pedaço da história da universidade brasileira".

A Adufrj se compromete ainda a disponibilizar sua “estrutura sindical a serviço da comunidade acadêmica da UFRJ” de modo a contribuir “na busca de soluções cabíveis para este momento”. Em resposta, o reitor Aloisio Teixeira agradeceu o apoio e reafirmou que a reconstrução do Palácio é “prioridade absoluta e imediata”.

Leia abaixo as cartas na íntegra

"Ao Magnífico Reitor Professor Aloisio Teixeira, 
  
Em nome de nosso sindicato de docentes da UFRJ, ADUFRJ-SSind, na certeza de representar o sentimento de todos os professores desta Universidade,  prestamos nossa total solidariedade neste difícil momento. A ADUFRJ-SSind envidará esforços para minorar as consequências do incêndio que nos retirou parte significativa  do patrimônio que representa um pedaço da história da Universidade brasileira.

Como sabemos que a agilidade é algo fundamental para enfrentar desafios desta natureza, colocamos nossa  estrutura sindical a serviço da comunidade acadêmica da UFRJ, enfatizando o compromisso que possuímos com nossos sindicalizados  e com a Universidade Pública como um todo.

Com grande pesar e na esperança da reconstrução  de um  patrimônio que estimamos pelo que representa socialmente, a ADUFRJ-SSind reafirma sua  solidariedade e se dispõe a contribuir com a Universidade na busca de soluções cabíveis para este momento.

Saudações Sindicais e Universitárias,
Diretoria Adufrj-SSind"

"Prezados companheiros da ADUFRJ – Seção Sindical.

Agradeço a carta a mim dirigida, sabendo que, na verdade, é dirigida a toda a comunidade da UFRJ, enlutada pela destruição da Capela São Pedro de Alcântara e do Auditório Anísio Teixeira. Tratava-se uma – a capela – de joia arquitetônica, que, em sua simplicidade, contrastava com a grandiosidade do palácio que a abrigava; outro – o Auditório – de palco de memoráveis reuniões, assembleias ou encontros acadêmicos em que se defendia ou praticava o ensino público de qualidade. A mobilização para sua restauração imediata é prioridade absoluta e imediata e estou certo de que nossa Associação Docente estará à frente dessa luta.

Saudações universitárias,
Aloisio Teixeira"