Categorias
Memória

Professores da Coppe entregam projeto ao Secretário de Meio Ambiente

Os professores do Programa de Engenharia Civil da Coppe, Paulo Canedo, Mauricio Ehrlich e Willy Alvarenga Lacerda, no dia 25 de março entregaram ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Minc, um projeto de prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais. O documento, intitulado “Chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro – Sugestões para Ações de Engenharia e Planejamento”, começou a ser desenvolvido após a tragédia das chuvas na região serrana do Estado do Rio de Janeiro e visa a unir as esferas municipal, estadual e federal.

Os professores responsáveis frisaram a importância da formulação urgente de uma política pública adequada, pois a repetição de eventos climáticos extremos, combinada com o panorama de ocupação desordenada do solo, tem causado graves danos pessoais e materiais em diversos pontos do país. Dentro dessa política, estão ações como mapeamento de risco para detecção das principais fragilidades ambientais, aprimoramento de sistemas de alerta de temporais, projetos de obras de proteção de encostas e margens de rios, e plano hierarquizado de desocupação gradual de áreas de risco.

Em fevereiro, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, foi a Brasília para entregar o documento à presidenta Dilma Rousseff e ao Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, e também apresentar proposta da Coppe. A instituição propõe a criação de um Centro Nacional Integrado de Prevenção de Desastres Naturais, que reuniria órgãos do governo e de pesquisa científica e tecnológica, e cuja sede poderia ser situada na própria Coppe.