Professor da UnB debate política de Comunicação no Brasil

Na última quinta-feira (17/03), o Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia Política da Informação e da Comunicação (Peic), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, inaugurou a disciplina Comunicação e Política: Cultura, Tradições e Estrutura no Brasil. Ministrada pelo professor Murilo César Ramos, da Universidade de Brasília (Unb), a aula inaugural, intitulada "A Economia Política das Políticas de Comunicações dos Governos Lula (2003-2010)", apresentou referencial metodológico conceitual e abordou aspectos temporais.

Em busca de reflexão, o professor estimulou os alunos a repensar e a renovar a economia política, analisando fatos que vão desde a eleição presidencial de 2002 até a implantação da banda larga no Brasil, como a regulamentação da TV digital e o decreto das retransmissoras institucionais.

Para Ramos, problemas do cotidiano são objetos de pesquisa em potencial. “Devemos produzir análises realistas, inclusivas, críticas e abrangentes, uma vez que as teorias nascem do senso comum”, afirmou. O professor disse ainda que pretende publicar um livro, em meados de 2012, acerca da influência do governo Lula na política de Comunicações.