Chapa UFRJ em movimento apresenta propostas

No dia 17 de março, a chapa "UFRJ em movimento" realizou debate aberto ao público, composto por estudantes e professores da universidade, no Instituto de Economia. O professor Carlos Levi, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, candidato a reitor; e Antônio Ledo, professor da Faculdade de Medicina, a vice-reitor, encabeçam a chapa.

Os candidatos apresentaram as principais diretrizes do programa de trabalho e esclareceram dúvidas quanto a questões como o uso do espaço do ocupado pelo extinto Canecão, a transferência de cursos para a Cidade Universitária e o andamento de obras realizadas nos campi da Universidade. De acordo com Levi, "continuidade" é uma palavra-chave para se entender o programa da chapa, que tem o apoio do atual reitor Aloisio Teixeira. Para o candidato, é necessário “aproveitar o ambiente criado, tanto externa como internamente, de recuperação e de defesa da universidade pública de qualidade, que passou por um longo período de estagnação e retrocessos em governos e administrações anteriores”.

Na “continuidade”, apontada por Levi, estão previstas a manutenção e ampliação de ações de apoio à permanência para os estudantes de baixa renda, com bolsas, moradia, alimentação, transporte, e acesso a bibliotecas e à informática; o fortalecimento dos cursos de pós-graduação consolidados e apoio aos cursos de pós-graduação em consolidação e/ou emergentes; além do desenvolvimento de políticas de integração entre graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa.

Antonio Ledo chamou a atenção para o fato de que, “apesar de estarem trilhados a maioria dos caminhos a serem percorridos, também é necessária uma dose generosa de inovação e ousadia para que a administração da universidade seja a melhor possível”. Quanto a isso, destacou algumas medidas, como a inclusão de conteúdos curriculares de Arte, Cultura e Humanidades na formação de todos os estudantes, visando a uma melhor formação cidadã desses alunos; e implementação de iniciativas e providências que visem a garantir a inclusão de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos com necessidades especiais, particularmente, no que diz respeito à acessibilidade.

Quanto à utilização do espaço antes ocupado pela extinta casa de shows Canecão, os candidatos esclarecem que é previsto o uso acadêmico e educativo envolvendo atividades de arte e cultura realizadas pela universidade, em coexistência com a utilização do espaço para atividades artísticas e culturais para o público em geral, de acordo com a tradição da antiga casa de espetáculos.

Em relação à transferência de todos os cursos para a Cidade Universitária, de acordo com Levi, “está mantida a decisão de que só os cursos que decidirem, através de seus conselhos deliberativos é que irão optar pela transferência”.

Próximos debates

Na próxima terça, às 14h, o professor Godofredo de Oliveira Neto, da Faculdade de Letras, e Léa Miriam, da Faculdade de Medicina, que encabeçam a chapa "A UFRJ que nós queremos" apresentarão suas propostas no mesmo Instituto de Economia, às 14h.

Serão realizados ainda debates, nos locais e datas relacionados abaixo:

Dia 22/03 (18h) – Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus da Praia Vermelha;
Dia 24/03 (15h) – Campus Macaé;
Dia 29/03 (10h) – Auditório do Centro de Tecnologia (CT); e
Dia 04/04 (10h) – Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Entenda

O primeiro turno do processo sucessório para reitor e vice-reitor da UFRJ ocorre entre os dias 11 e 13 de abril, com consulta, em urna eletrônica, à comunidade da UFRJ. Um eventual segundo turno acontece de 18 a 20 de abril, com a divulgação do resultado prevista para o dia 22/04 pela Comissão Coordenadora do processo sucessório. O resultado da consulta será matéria de discussão e aprovação em reunião prevista para o dia 28/04. Caberá ao Colégio Eleitoral a escolha, em lista tríplice, dos nomes a serem submetidos ao Ministério da Educação.

Quatro candidaturas concorrem às eleições para reitor

Consuni aprova regimento do processo sucessório