Aula Inaugural da Escola de Educação Física da UFRJ

Filosofia e Educação Física. Uma combinação, no mínino, curiosa à primeira vista. Contudo, foi sobre esse tema que o professor Heron Beresford, convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ministrou a aula inaugural do Programa de Pós-graduação da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), na última quarta-feira (16/03), no auditório Maria Lenk, localizado no prédio da Escola, na Cidade Universitária.

Sob o título “Temas, Problemáticas e Questões de Natureza Filosóficas Relacionadas com a Atuação de um Profissional de Educação Física”, o professor mostrou é que possível filosofar sem ser filósofo ou estudante do curso. De acordo com a etimologia da palavra filosofia, basta ser amigo da sabedoria para exercê-la, e, por isso, o professor informou: “É necessário, antes de qualquer coisa, reconhecer nosso permanente estado de ignorância”.

A Filosofia, como Heron Beresford explicou, não possui um objeto de estudo específico. Qualquer tema é uma possibilidade de colocar em prática a ciências de grandes pensadores, como Sócrates e Platão. A Educação Física e Desportos pode ser um deles, desde que seus temas sejam enfocados através de um tema, de uma problemática e de uma questão própria ou específica do saber filosófico, alertou Beresford.

Durante a conferência, o professor acrescentou alguns termos e expressões, como “conhecimento”, “juízo”, “agir humano” e “valores”, a fim de evidenciar que se pode ter uma filosofia de trabalho para um projeto pedagógico de educação física. A partir dos temas, apresentou as problemáticas envolvidas dentro do exercício da profissão e apresentou questões inerentes ao saber filosófico, como a ética e a construção de identidade para o profissional.