">O Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e o Instituto do Coração Edson Saaad do Complexo Hospitalar da UFRJ assinaram, terça-feira, um convênio de cooperação técnica.

UFRJ assina acordo de cooperação com Instituto Nacional de Cardiologia

Foi assinado nesta terça-feira, 15 de março, o convênio de cooperação técnica entre o Instituto do Coração Edson Saaad do Complexo Hospitalar da UFRJ e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

O termo envolve a participação do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina e do Instituto do Coração. “Muitos dos nossos alunos estão hoje no INC; queremos trazê-los de volta à universidade e, assim, aumentar o número de professores de Pós-graduação e desenvolver projetos na área”, explica o professor Nelson Souza e Silva, da Faculdade de Medicina.

Para Regina Xavier, médica e pesquisadora do INC, esse convênio fortalecerá a divulgação científica. “Precisamos desse intercâmbio inclusive com instituições fora do país”, analisa.

Um dos grupos dessa parceria é o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde. “Essa é uma rede para avaliar as tecnologias usadas na medicina, mas que nos perguntamos se são sempre benéficas”, aponta Carlos Klein, pesquisador da Fiocruz.

Nelson Souza e Silva, coordenador desse grupo, explica que nem sempre essas tecnologias trazem benefícios à população. E para isso, o Núcleo, agora atuando em parceria, irá estudar as técnicas de revascularização miocárdica, como hemodinâmica e angioplastia. “É nessa hora que o papel da imprensa se faz necessário, pois precisamos divulgar os resultados dessas pesquisas”, diz o coordenador.