Categorias
Memória

Professor Carlos Lessa palestra sobre cidadania, direito e Rio de Janeiro

O ex-reitor e professor emérito da UFRJ Carlos Lessa ministrará a palestra "O direito à cidade", no dia 24 de março, às 9h30, no auditório do Museu Histórico Nacional. Entre os temas que serão abordados estão a cidade do Rio de Janeiro e o universo jurídico.

O ex-reitor e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Lessa ministrará a palestra "O direito à cidade", no dia 24 de março, às 9h30, no auditório do Museu Histórico Nacional. Entre os temas que serão abordados estão a cidade do Rio de Janeiro ("O cidadão carioca", "A paisagem carioca e suas memórias", "Rio de Janeiro, uma cidade partida?") e o universo jurídico ("Educar e ser educado na cidade", "O direito de ir e vir").

A palestra é fruto da parceria entre a área de Projetos Sociais do Museu, a Associação Ser Cidadão e o Centro de Referência de Assistência Social Renascer. Haverá, em seguida,  debate com o especialista em gestão de projetos sociais, líder comunitário e presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Caçapava, André Santos Santana.

Além do público em geral, educadores sociais e coordenadores de projetos sociais estão convidados a assistir a palestra e aproveitar para visitar o museu. As exposições “A construção da nação” e “Cidadania em construção”, no segundo andar, ilustram os temas discutidos. A entrada é franca, e as inscrições já podem ser feitas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2550-9239 ou através dos e-mails maria.roque@museus.gov.br e projetosociaismhn@gmail.com. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro.