">A Coordenação Executiva dos Concursos de Acesso à Graduação, tendo em vista a deliberação da Comissão de Acesso aos Cursos de Graduação do CEG, em 24/0/2011, tornou público procedimentos quanto ao preenchimento de vagas do Concurso de Acesso à Graduação 2011.

Esclarecimentos sobre Ação Afirmativa e Teste de Habilidade Específica

As 1.642 vagas utilizadas como parte da Política de Ação Afirmativa a UFRJ serão preenchidas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em estabelecimentos da rede pública de todo o território nacional.

O candidato que não apresentar o Histórico Escolar no momento da matrícula deverá apresentar declaração que tenha cursado integralmente o Ensino Médio em estabelecimentos da rede pública de ensino de todo o território nacional, emitida pela instituição onde o tenha concluído..

Em relação ao preenchimento das vagas por meio dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos cursos que exigem Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE), os candidatos inscritos para concorrerem a estas vagas que foram considerados aptos no teste, deverão acessar a página do Concurso de Acesso 2011 para, utilizando o seu número de inscrição e a sua senha, indicar a sua inclusão na nova abrangência definida na decisão judicial da Ação Afirmativa, ou seja, declarar que cursaram todo o Ensino Médio em escola(s) da rede pública no território nacional.

Os candidatos que tenham declarado esta inclusão no momento da inscrição não necessitam informá-la novamente. Aqueles que não informaram esta inclusão deverão informá-la no período de 10h do dia 27/01 até 23h59 de 30/01/2011.

O resultado final do processo de preenchimento das vagas aqui tratadas será divulgado até o dia 01/02, na Coordenação do Concurso e no endereço eletrônico www.acessograduacao.ufrj.br. Os candidatos classificados no processo deverão comparecer ao ato da pré-matrícula na UFRJ, que será realizada na Divisão de Registro do Estudante (DRE), localizada no prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) na Cidade Universitária, no dia 03/02, e à inscrição em disciplinas e confirmação de matrícula em local e data que serão informadas no ato da pré-matrícula.