">Aos poucos, como se fossem peças de dominó, a estrutura em forma de “T” vai se desmanchando diante dos olhos. É a apresentação do vídeo que simula de forma fiel, segundo os engenheiros especializados, como ocorrerá a implosão da Ala Sul do HUCFF.

Simulação demonstra implosão da Ala Sul do HUCFF

Assista ao vídeo

Aos poucos, como se fossem peças de dominó, a estrutura em forma de “T” vai se desmanchando diante dos olhos. É a apresentação do vídeo que simula de forma fiel, segundo os engenheiros especializados, como ocorrerá a implosão da Ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), dia 19 de dezembro. Primeiro ruirá a face do prédio voltada para a Linha Vermelha. Na sequência, a estrutura voltada para a Prefeitura Universitária se desfaz e por fim desaba sobre os escombros tudo o que resta do edifício que foi separado da Ala Norte por um vão de 20 metros. Ao que parece, tudo não levará mais do que 10 segundos.

Fábio Bruno, engenheiro da empresa responsável pela implosão explica como será todo o processo que leva a estrutura ruir em curto espaço de tempo e dentro de uma área delimitada com segurança: “Levantamos todos os itens necessários como pilares, lajes, vigas e colunas. Tudo que apresenta resistência e o material do qual é composto cada um dos pontos. O software que faz a simulação foi criado por um profissional que realizou doutorado no Japão preparando prédios para suportar terremotos, aproveitando a tecnologia para saber colocar um prédio abaixo”.