Categorias
Memória

Seminário Microterritorialidades nas cidades acontece até quarta na Praia Vermelha

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque sedia, até esta quarta (15/12), o seminário Microterritorialidades nas cidades, promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pela Escola de Serviço Social (ESS). As mesas têm início sempre às 8h30 e se encerram às 18h.

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque sedia, até esta quarta (15/12), o seminário Microterritorialidades nas cidades, promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pela Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. As mesas têm início sempre às 8h30 e se encerram às 18h.

De acordo com o blog do evento, “a proposta é debater a condição espacial das microinterações culturais na realidade urbana, privilegiando discussões em torno das categorias teórico-metodológicas do território e da territorialidade. O evento tem como objetivo aprofundar o debate sobre a questão da ‘microterritorialização’, ou seja, a condição territorial dos pequenos agregados sociais que se segregam no espaço urbano e negociam formas estéticas, regras morais, códigos de convivência e interesses discursivos.”

Estarão presentes professores, pesquisadores e especialistas no tema, como Carlos Fortuna Coimbra, docente da Universidade de Coimbra, Portugal; Marcelo Burgos, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio; o escritor Marcus Vinícius Faustini; a rapper Nega Gizza, da Central Única das Favelas (Cufa); a militante Gabriela Leite, do Grupo DaVida, entre outros. O evento é coordenado pelos professores Rosemere Maia, da ESS-UFRJ; Benhur Pinós da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGG/UFSM); e Carlos Eduardo Maia, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque está localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH-UFRJ, campus da UFRJ na Praia Vermelha. As inscrições podem ser feitas no local e a entrada é franca.