Categorias
Memória

VIII Simpósio em Ecologia: “Lagoa Rodrigo de Freitas: passado, presente e futuro”

A responsabilidade ambiental e social é assunto recorrente nos meios de comunicação de todo o mundo. Ainda assim, problemas como a poluição da lagoa Rodrigo de Freitas continuam a existir, trazendo graves conseqüências para o ecossistema, a economia e toda a população em geral.

O VIII Simpósio em Ecologia, que traz como tema “Lagoa Rodrigo de Freitas: passado, presente e futuro”, tem como objetivo trazer à tona os diferentes atores envolvidos no assunto, buscando soluções efetivas para a despoluição, levando em consideração tanto as  alterações ecológicas como as políticas de gestão da bacia hidrográfica, condições sanitárias e uso social, problemas enfrentados pela Lagoa.

Segundo o coordenador do evento, Alex Prats, ”a Lagoa, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, é cercada pelos dois principais bairros da cidade (Leblon e Ipanema) e em 2014 terá exposição mundial com as Olimpíadas. Por isso, não podemos discutir meramente as questões cientificas no Simpósio.Temos que trazer para debate questões econômicas – já que a Lagoa possui um grande mercado imobiliário – e de lazer – mais de 120 mil pessoas visitam o local, por semana. Há também o cuidado com a imagem turística”.

O evento traz diferentes mesas de debate que acontecem até 25 de novembro, dentre eles a composta pelo próprio Alex Prats, doutorando em ecologia pela UFRJ; Paulo Rosman, Master of Science em Engenharia Oceânica pela Coppe; e Marcelo Miguez, doutorando em Engenharia Civil pela UFRJ, que trará diversos palestrantes.

O VIII Simpósio em Ecologia acontece  no Centro Cultural Professor Horácio de Macedo (Roxinho), localizado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Para mais informações, acesse o site: http://simposioemecologia.com.br/.