">A Prefeitura da Cidade Universitária realizou a distribuição de 1.500 folhetos da campanha educativa que procura desenvolver a prática da gentileza no trânsito na manhã desta terça-feira (23/11).

Educação e gentileza no trânsito

Gentileza no trânsitoA Prefeitura da Cidade Universitária realizou a distribuição de 1.500 folhetos da campanha educativa que procura desenvolver a prática da gentileza no trânsito na manhã desta terça-feira (23/11). Equipes abordavam os motoristas em três pontos do campus próximos aos sinais da Faculdade de Letras (FL), da Escola de Educação Física e Desportiva (EEFD) e do Cenpes. Na quarta-feira (24/11), a ação educativa ocorrerá à tarde nos mesmos locais para alcançar grupos diferentes, que circulam pela região.

O folheto educativo tem um brinde, traz dicas e lembra que a principal causa de acidentes é consequência de falha humana e convida os motoristas e pedestres a ter uma postura mais paciente com os outros. Até agosto deste ano, a Divisão de Segurança da Prefeitura da Cidade Universitária (Diseg/PU) tinha registrado 33 acidentes de trânsito, um número elevado levando em conta o total de vias públicas no campus. No Brasil, em média uma pessoa morre a cada 10 minutos em decorrência da violência no trânsito.

Em poucos minutos acompanhando a distribuição não era difícil verificar o desrespeito a normas básicas do trânsito em cada um dos lugares escolhidos, apesar da presença de controladores de tráfego uniformizados. Avanço de sinal vermelho em frente à EEFD, parada irregular de ônibus dificultando a visibilidade para travessia dos pedestres próximo à Letras e um carro abandonado após pane elétricasem qualquer sinalização em frente ao Cenpes são exemplos do descaso com a coletividade usuária do trânsito da CidUni. Não à toa, a Prefeitura estuda a realização de palestras para conscientizar os motoristas e ampliar a ação educativa, que é uma iniciativa que contou com o apoio do Cenpes.