">Mais uma empresa de renome chega à Cidade Universitária. Foi inaugurado, na tarde desta terça-feira (16), o Centro de Pesquisas em Geoengenharia da Schlumberger. A empresa francesa, considerada a maior companhia de serviços para a indústria de petróleo do mundo, está localizada no Parque Tecnológico da UFRJ.

Empresa francesa inaugura centro de pesquisas na UFRJ

Pátio da SchlumbergerMais uma empresa de renome chega à Cidade Universitária. Foi inaugurado, na tarde desta terça-feira (16), o Centro de Pesquisas em Geoengenharia da Schlumberger. A empresa francesa, considerada a maior companhia de serviços para a indústria de petróleo do mundo, está localizada no Parque Tecnológico da UFRJ.

O objetivo da parceria é aprimorar o entendimento acerca da formação da camada do Pré-sal. Com laboratórios e reservatórios, além de espaços de pesquisa e de tecnologia em Geoengenharia, a Schlumberger pretende produzir e recuperar hidrocarbonetos do complexo de reservas de petróleo em águas profundas.

Diretores da multinacional e membros da administração central da universidade estiveram presentes à cerimônia de inauguração do centro que ocupa uma área aproximada de 10 mil metros quadrados. “Companhias de petróleo e universidades devem trabalhar em conjunto. Nossa unidade será um parceiro muito confiável nessa cooperação”, afiançou Attílio Pisoni, gerente geral da empresa.

O reitor Aloísio Teixeira compartilhou dessa opinião. Para ele, a inauguração do centro de pesquisas é o coroamento do processo de transformação do país e da universidade, verificado na última década. “Há 50 anos, era impossível pensarmos uma parceria desse tipo. Havia esforços de industrialização, mas o Brasil não possuía políticas industriais ou de ciência e tecnologia sólidas. Nenhuma universidade no mundo dá certo se não se vincula ao sistema produtivo”, afirmou.

A Schlumberger existe no Brasil desde 1945, mas a unidade inaugurada no Parque Tecnológico da UFRJ é a primeira iniciativa do tipo no Hemisfério Sul.