">De 12 a 19 de dezembro acontece a "X Mostra de Teatro da UFRJ". O evento tem coordenação geral de Adriana Schneider e técnica de José Henrique, ambos professores do curso de Direção Teatral na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

X Mostra de Teatro da UFRJ

De 12 a 19 de dezembro acontece a "X Mostra de Teatro da UFRJ", que vai homenagear autores como William Shakeaspeare, José Saramago, Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector e Calderón de La Barca. O evento tem coordenação geral de Adriana Schneider e técnica de José Henrique, ambos professores do curso de Direção Teatral na Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ.

O evento apresenta dez montagens de graduandos em Direção Teatral, além da montagem de uma peça de estudantes secundaristas do Colégio de Aplicação (Cap) da UFRJ. Parceria entre professores e alunos, a "X Mostra de Teatro da UFRJ", tornou-se espaço de experimentação, inovação e investigação de novos temas e linguagens. As montagens são itens obrigatórios do curso. “É o ponto final de uma trajetória acadêmica”, explica Carmem Gadelha, diretora do curso de Direção Teatral.

As apresentações acontecem, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, “Vianninha”. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes. A sala, com capacidade para 80 pessoas, fica no primeiro andar do Palácio Universitário da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur 250, Urca.

12, 13 e 14/11 (sex, sab e dom), às 20h.

Texto: “Noite de Reis”, de W. Shakespeare.
Direção: Andrey Mendes e Pedro Rothe
Elenco: Amanda Albernaz, Ana Clara Quintelas, Cláudio Sales, Danielle Martins, Israel Quaresma, José Roberto Busch, Julia Triani, Marina Costa, Taís Monteiro, Yandara Natasha e Yuri Cabral.

Texto: “Muito barulho por nada”, de W. Shakespeare.
Direção: Paula Durso
Elenco: Ana Carolina Cordeiro, Isabela Nóbrega, Letícia Leal, Nathalia Rossi, Raphael Rodrigues, Rayane Andrade e Rebeca Romero.

Texto: “Trabalhos de amor perdidos”, W. Shakespeare.
Direção e Cenografia: Renan Guedes
Elenco: Ana Clara Maia, Bernardo Martins, Bianca Mendes, Bruna Lima, Débora Ovídio, Fernanda Otsuka, Fernando Sampaio, Francisco Cardoso, Ighor Calheiros, Letícia Dutra, Manoela Miranda e Thiago Marques.
Figurino: Ton Bricio
Trilha Sonora: Beto Bonfim e Otávio Menezes
Iluminação: Maíra Barillo, Tomás Braune, Javier Abi-Saab e Jorge Allen
Produção: Giulia Del-Penho
Duração: 1h30min
Classificação etária: livre

16, 17 e 18 de novembro (ter, qua e qui), às 20h.
Texto: “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago.
Sinopse: Ambientado não se sabe onde, com personagens sem nome – algo comum na escrita de José Saramago, “O Conto da Ilha Desconhecida” foi escolhido por Thaisa Areia, aluna de Direção Teatral, para sua peça de formatura. Com elenco de seis atores, dentre eles alguns bailarinos, a montagem pretende transferir para o palco todas as metáforas do livro.

Direção: Thaisa Areia
Orientação de direção: Lauro Góes e Marcellus Ferreira
Elenco: Diego Carvalho, Leonardo Bastos, Luisa Sabino, Mariana Zurc, Lucy Pavlsh, Pedro Rothe e Thales Laranja.
Iluminação: Bruno Lopes, Giulia Del-Penho, Júlio Castro e Vitor Hugo
Cenografia: Vinicius Lugon
Assistência de Cenografia: Felipe Tomaz, Flávia Cristino, Nathália Borges, Laura Storino, Samanta Toledo, Samuel Ramos e Yuri Azevedo.
Orientação de Cenografia: Natália Lana
Figurino: Alessandra de Oliveira e Bárbara Boaventura Friaça
Orientação de Figurino: Madson Oliveira
Produção: Giulia Del-Penho e Vitor Hugo
Trilha sonora original: Vinicius Castro
Direção de Movimento: Luisa Sabino
Classificação etária: livre

19, 20 e 21 de novembro (sex, sab e dom), às 20h.
Texto: “Amor”, de Clarice Lispector.
Direção: Duanny Dantas
Assistente de direção: Giulia Grandis
Orientação de direção: Gabriela Lírio
Elenco: Paloma Dantas, Andrey Mendes, Pedro Rothe e Tamires Rodrigues