">O Conselho Universitário aprovou a criação do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais. O Instituto resulta da transformação do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).

Consuni aprova criação do Instituto Tércio Pacitti

O Conselho Universitário (Consuni) reuniu-se nesta quinta-feira, 11/11, em sessão especial. Dentre as várias deliberações em pauta, o Conselho aprovou a criação do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais. O Instituto, cujo regimento ainda será elaborado, resulta da transformação do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE).

Os conselheiros também aprovaram a constituição da Comissão Organizadora do Processo Sucessório para os cargos de Reitor e Vice-Reitor. A Comissão será composta por sete representantes dos Conselhos Superiores, sendo dois membros do Consuni, dois do Conselho de Ensino para Graduados, dois do Conselho de Ensino de Graduação e um do Conselho de Curadores. Os representantes escolhidos pelo Consuni são os professores Antonio Infantosi e Gabriel Pereira.

A Comissão contará ainda com sete representantes do corpo docente, um por Centro, indicado pelo respectivo Decano, e um do Fórum de Ciência e Cultura, que será indicado por sua coordenadora; sete do corpo discente indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pela Associação de Pós-Graduandos (APG) e sete representantes do corpo técnico-administrativo em educação indicados pelo Sintufrj.

Durante a sessão foi aprovada ainda a criação de um curso de mestrado em Biologia, de caráter profissionalizante, no pólo de Xerém. Os representantes discentes reiteraram pedidos à Reitoria por obras de infraestrutura no pólo avançado, mas, como destacou o conselheiro Júlio Anselmo, o DCE não é contrário à expansão, sendo apenas crítico a uma possível dicotomia entre quantidade de vagas ofertadas e qualidade do ensino oferecido.