Seminário sobre convergência midiática na Casa da Ciência

O Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia política da Informação e da Comunicação (Peic-Eco-UFRJ) e o Instituto Nupef (Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação) convidam para o I Seminário Internacional Convergência das Mídias: Regulação para a Cidadania, que acontece do dia 3 a 5 de novembro, na Casa da Ciência da UFRJ.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo, Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: peic@eco.ufrj.br.

3 de novembro:

14h-16h30 Credenciamento.

17h Abertura, com o conferencista Sérgio Capparelli (pesquisador sênior Peic-UFRJ).

18h30 Coquetel.

4 de novembro:

14h Mesa 1: Cenários das políticas de comunicação para a convergência: Europa, América do Norte e América Latina. Com Becky Lentz (McGill University, Canadá), Guillermo Mastrini (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina) e Luis Albornoz (Universidad Carlos III de Madrid, Espanha). Moderador: Micael Herschmann (Nepcom-Eco-UFRJ).

16h Mesa 2: A questão do espaço no mundo convergente: local versus global. Com Andrew Calabrese (University of Colorado, EUA), Othon Jambeiro (Facom-UFBA) e Suzy dos Santos (Peic-Eco-UFRJ). Moderador: Henrique Antoun (Idea-Eco-UFRJ).

5 de novembro:
14h Mesa 3: Cidadania e convergência no Brasil: mapa atual e perspectivas. Com João Brant (Coletivo Intervozes), Lisa Gunn (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec) e Marcos Dantas (Peic-Eco-UFRJ). Moderador Sayonara Leal, Lapcom-UnB.
16h Mesa 4: Diversidade cultural e convergência das mídias: possibilidades e desafios do conteúdo não-comercial. Com Gabriela Warketin de la Mora (Universidad Iberoamericana/UNESCO, México), Murilo César Ramos (Lapcom-UnB/Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicações – EBC), Regina Lima (Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa). Moderador: Carlos Afonso (Instituto Nupef).