Categorias
Memória

Primeira mesa da III Jornada sobre Violência Familiar contra Crianças e Adolescentes

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro (Soperj), realizou, no último dia 29, a "III Jornada sobre Violência Familiar contra Crianças e Adolescentes", que teve como tema “A abordagem na Estratégia de Saúde da Família”.

Pela manhã, aconteceu a palestra da professora Heloísa Brasil. A psiquiatra e coordenadora do Serviço de Psiquiatria da Infância e adolescência (SPIA) do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ falou sobre as etapas do desenvolvimento infantil e a forma como a compreensão delas pode ser uma oportunidade de prevenção da violência. A professora realizou uma triagem com 983 crianças, na qual identificou que 45% delas haviam sofrido maus tratos; 25% foram vítimas de negligência; e 16% sofreram abuso sexual. Heloísa constatou que havia grande associação das mães com drogas e álcool e contextos familiares disfuncionais nos casos citados. “Muitas crianças vivenciam experiências traumáticas mesmo sem violência física. Dos relatos, 82 foram feitos espontaneamente pelas crianças”, relatou.

Outro convidado foi Mário José Ventura Marques, pediatra do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG) da UFRJ e do comitê de segurança da Soperj. O professor apresentou modelos de compreensão de violência e como funciona o atendimento dos agentes de prevenção do Núcleo de Atenção à Violência (NAV) que investigam a existência de violência doméstica, negligência e prestam assistência antes mesmo do nascimento da criança. “Deve-se discutir o papel do pai e estratégias educativas e disciplinares com as famílias”, disse Marques, segundo quem, deve-se criar uma rede de proteção às crianças desde a concepção.

Fernanda Prudêncio da Silva, da secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, aprofundou as mesmas estratégias apresentadas por Marques com relação ao planejamento, estímulo ao pré-natal e inserção paterna no acompanhamento da gravidez. O especialista ressaltou o conceito de vulnerabilidade social para pautar a discussão, citando o desemprego, gravidez não planejada, uso de drogas e álcool, e criação violenta dos pais como fatores que podem explicar o grande numero de casos de violência na família. “A violência está onde nós perdemos a palavra”, enfatizou Fernanda, destacando a necessidade e importância da existência do diálogo entre pais e filhos.

A última palestrante da manhã, Paula Mancini Ribeiro, do Núcleo de Atenção à Violência (NAV), falou da importância de escutar a situação e o caso de cada família e de cada criança. “A gente não vai resolver o problema, mas dar um pouco de atenção específica a cada caso já ajuda bastante”, afirmou a especialista, que se disse a favor do atendimento ao agressor. “E preciso entender o motivo dos maus-tratos pelos pais, responsáveis ou familiar autor e ajudá-lo, quando possível”, concluiu.