">O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugura nesta segunda-feira (8/11), às 10h30, o Laboratório de Educação à Distância em Saúde Coletiva (Labead), ligado ao Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ.

Ministro da Saúde inaugura laboratório do Iesc

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, inaugura nesta segunda-feira (8/11), às 10h30, o Laboratório de Educação à Distância em Saúde Coletiva (Labead), ligado ao Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ. A iniciativa consolida a parceria entre a universidade e o ministério, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), a partir da estratégia da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) – Brasil.

José Gomes Temporão aproveitará a oportunidade para apresentar as propostas e políticas do Ministério para a área. A nova unidade fica localizada na Cidade Universitária, próxima à Prefeitura. O Labead será um polo de treinamento de profissionais de órgãos públicos federais, estaduais e municipais na área de Vigilância em Saúde Ambiental no país inteiro por meio da Educação à Distância.

A ideia é formar mais de 4 mil pessoas na área até 2012. A professora Carmen Fróes, coordenadora do Programa de Educação à Distância de Vigilância em Saúde Ambiental informou que serão três cursos de capacitação e um de especialização. “Estamos nos preparando para abrir inscrições para cursos sobre água para consumo humano e outro sobre desastres ambientais. Já está em andamento um sobre riscos à saúde por exposição a substâncias perigosas”.

A solenidade de inauguração ocorrerá no Auditório Nobre do instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ, localizado na Praça Jorge Machado Moreira,  Próximo à Prefeitura Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão – Cidade Universitária, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.