Psicologia e Filosofia foram temas nas apresentações da JIC

As apresentações da sessão 227 do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, durante a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação científica, artística e cultural, realizadas na última quinta (07/10), tiveram a Psicologia e a Filosofia como tema. Os alunos analisaram os trabalhos de Freud, e ainda abordaram questões relativas à Mitologia e Política na Grécia.

Fernanda Campello, aluna do Departamento de Filosofia da UFRJ, discutiu a criação das leis em Atenas e as teorias dos sofistas em “Areté e Democracia na Atenas de Péricles”. “É fundamental entendermos como se deu o processo de criação dessas leis e o fundamento da política”, explicou a estudante.

Já Renata Cardoso, aluna do Departamento de História da UFRJ, analisou o herói homérico na Mitologia Grega em “Páris Theoeidés e a Sua Função Paidêutica Através da Ilíada”.

A política também foi tema para a pesquisa de Alexander Ruas, aluno do IP-UFRJ, em “Além do Princípio do Governo – A Análise Institucional como uma Possibilidade de Ressignificação da Liberdade em Psicologia”.  “A emergência da Psicologia como ciência tem um papel muito importante no governo e no campo social”, disse o estudante.

Tamara Albu, também aluna do IP-UFRJ, também utilizou como base a Psicologia no trabalho “Compulsão à Repetição e Pulsão de Morte como Dimensões Subjetivas”. Tamara discutiu a pesquisa de Freud sobre a compulsão humana à repetição. “Essa compulsão faz parte do inconsciente e muitas vezes a repetição é decorrente de um trauma, como a guerra ou uma experiência violenta”, explicou.

JIC

A Jornada de Iniciação Científica é um evento científico anual da UFRJ, dirigido aos alunos de graduação da universidade e obrigatório para os bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq – PIBIC.