Categorias
Memória

Aparelho da Coppe combate incêndios sem utilização de hidrantes

Pesquisadores do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental (Garta), da Coppe-UFRJ, desenvolveram aparelho que permite a contenção de incêndios sem utilizar hidrantes ou sequer água. A tecnologia, denominada “Sistema de Descarga Baseada em Gás Liquefeito”, utiliza o CO2 para a contenção do fogo. Além de ser mais barato, o método permite fácil manipulação e não danifica os materiais que atinge.

O equipamento é ideal para conter incêndios ocorridos nas áreas periféricas do Rio de Janeiro, que não contam com redes hidráulicas adequadas, mas também possui capacidade de combater explosões subterrâneas e incêndios de eletrodomésticos. Isso ocorre pela projeção do aparelho, que pode assumir diferentes formas e tamanhos, se adaptando a cada ambiente em que será utilizado.

Durante um dos testes de protótipos, o sistema eliminou, com somente um técnico, chamas que atingiam 12 metros de altura em 1,4 minutos. De acordo com os pesquisadores, para apagar um incêndio em tal proporção utilizando água, seriam necessárias seis pessoas operando duas mangueiras de 2,5 polegadas.