Categorias
Memória

Colóquio Anual de Engenharia Química apresenta fotocatálise para preservação ambiental

No dia 27 de outubro, aconteceu a abertura do Colóquio Anual de Engenharia Química 2010, com minicursos ministrados por professores da UFRJ, apresentando tendências atuais da Engenharia e da Química. O evento, organizado pelo Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe-UFRJ, tem duração de dois dias (28 e 29 de outubro) e traz palestras e atividades focadas em temas de fronteiras da ciência. Também serão apresentadas perspectivas atuais e futuras às aplicações da Engenharia Química.

Entre os destaques das atividades da abertura, esteve o minicurso “Aplicações da Fotocatálise na Sustentabilidade Energética e na Preservação Ambiental”, ministrado pela professora Neuman Resende. Na ocasião, Neuman apresentou as noções básicas da fotocatálise, demonstrando como é realizado e por quais elementos.

Em seguida, a especialista relatou as principais utilizações do método, como remediação de águas, criação de superfícies autolimpantes e produção de energia. “O fotocatalisador pode, por exemplo, retirar uma mancha de vinha de uma toalha. Como o vinho é um composto orgânico, com algumas horas de exposição, a mancha desaparece”.

Dos exemplos apresentados, a professora demonstrou e explicou o funcionamento de um vidro autolimpante, utilizado em prédios no Japão, e de uma igreja em Roma, que mesmo em uma região de terra vermelha, permanece sempre branca. “Ao revestir as paredes da igreja de titânio (TiO2), um fotocatalisador muito importante, o engenheiro responsável conseguiu que a igreja permanecesse sempre ‘limpa’”, expôs.

Esta é a décima edição do “Colóquio Anual de Engenharia Química”, que está sendo realizado no Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária. A programação e outras informações do evento podem ser vistas em http://www.peq.coppe.ufrj.br/coloquio/.