Categorias
Memória

Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais tem nova direção

A cerimônia de posse para os cargos de diretor e vice-diretor do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN/UFRJ) ocorreu nesta terça-feira (27/10), no Auditório Paulo da Silva Lacaz, bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ). Os professores nomeados foram, respectivamente, Gilda Guimarães Leitão e Alessandro Bolis Costa Simas.

O antigo vice-diretor do NPPN/UFRJ, professor Antônio Jorge Ribeiro da Silva, destacou o significado da presença da professora Gilda no cargo de diretora, especialmente no que se trata de dar continuidade ao trabalho realizado pelo Núcleo há 50 anos. O professor ressalta também o papel da nova diretora em promover novas idéias, além de garantir a permanência e o sucesso do NPPN/UFRJ.

Em seguida, a decana do CCS/UFRJ, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes parabenizou o Núcleo pelo trabalho realizado junto à pós-graduação e fez votos para que a nova diretoria continue promovendo a integração e aproximação do Núcleo com outras unidades do CCS/UFRJ.

Maria Auxiliadora Coelho Kaplan, nomeada recentemente ao cargo de professora emérita da UFRJ, destacou as três principais qualidades da nova diretora, segundo ela: Gentileza, camaradagem e inteligência. De acordo com Maria Auxiliadora, estas características farão com que a direção de Gilda seja de grande sucesso para o NPPN.

O novo vice-diretor, Alessandro Simas, ressaltou que o reconhecimento de erros e tropeços é importante para o aprendizado. “As realizações foram o que trouxeram o NPPN até aqui. Nossos desafios são grandes, mas o Núcleo tem capacidade para resolvê-los”, afirmou o professor.

Gilda Guimarães Leitão, atual diretora do NPPN, fez uma breve retrospectiva de sua história com o Núcleo, que teve início nos anos 80, quando a professora, na época, aluna do curso de Farmácia da UFRJ, começou a estagiar no NPPN.

Gilda destaca que o Núcleo voltou a ter seu valor reconhecido este ano, ao atingir o conceito 5 do Capes. A diretora diz, ainda, que pretende ampliar a atuação do Núcleo na Graduação, além de trabalhar para uma maior formação de novos docentes.

Por fim, a vice-reitora Sylvia da Silveira Mello Vargas parabenizou os novos diretores do NPPN, lembrando-os da responsabilidade de dirigir um Núcleo de uma instituição como a UFRJ. A vice-reitora relembra alguns momentos importantes na história do CCS/UFRJ e da Universidade e faz votos para que haja cada vez mais integração entre toda a comunidade acadêmica.