Na última terça-feira (26/10), foram celebrados, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD), os 105 anos da fundação da Biblioteca Carvalho de Mendonça.

">Na última terça-feira (26/10), foram celebrados, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD), os 105 anos da fundação da Biblioteca Carvalho de Mendonça.

">
Categorias
Memória

Faculdade de Direito comemora os 105 Anos da Biblioteca Carvalho de Mendonça

Na última terça-feira (26/10), foram celebrados, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD), os 105 anos da fundação da Biblioteca Carvalho de Mendonça.

 Na última terça-feira (26/10), foram celebrados, no Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD), os 105 anos da fundação da Biblioteca Carvalho de Mendonça. A abertura da cerimônia foi realizada por Maria Lúcia Werneck, decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ. “A Faculdade de Direito exerce um papel extremamente importante. É uma satisfação e uma honra estar presente nos 105 anos da Carvalho de Mendonça”, saudou.

O evento contou com a presença de Francisco Amaral, professor titular da FD-UFRJ; representantes do Centro Acadêmico Cândido Oliveira (Caco); Danton Voltaire, representante da Igreja Positivista do Brasil; Francisco Ramalho, professor da FD-UFRJ; e Maria de Fátima Madruga, bibliotecária-chefe da Carvalho de Mendonça, denominada pelos presentes de “a dona da festa”, devido ao trabalho realizado na organização e estruturação da biblioteca.

Danton Voltaire contou um pouco da história da fundação da Biblioteca e da importância de algumas obras raras que constam no acervo, como publicações oriundas de Portugal, França e Alemanha, datadas do século XVI, XVII e XVIII. O valor do acervo também foi lembrado por Francisco Amaral, homenageado pelo esforço e apoio às melhorias. “Hoje é um momento extremamente grato, que reúne os amigos da biblioteca para celebrar seus 105 anos”, disse.

Já Francisco Ramalho citou questões relativas à infraestrutura do espaço que ainda precisam passar por melhorais.  Representantes do Caco confirmaram a instalação de um sistema antifurto no acervo e da necessidade de um ambiente seguro para conservação e manutenção das obras.