">Estudantes dos cursos de Engenharia Naval e Engenharia Ambiental da UFRJ participaram na sexta-feira (24/9) de um mutirão de limpeza da orla da Cidade Universitária. A iniciativa integra as ações da Prefeitura Universitária na 1ª Semana da Árvore da UFRJ.

Limpeza da orla da Cidade Universitária

Para Marcos Valadão, do 6º período de Engenharia Naval, a mobilização voluntária já faz parte de uma tradição do curso. A praia escolhida, que fica próxima ao Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), sempre foi uma das áreas utilizadas para trabalhos de campo. “A gente sempre teve a consciência e a orientação dos professores para manter limpo o local, pois nossa atividade tem relação direta com o mar e com a preservação ambiental”, afirmou o estudante Phelipe Niterói, que cursa a disciplina há 15 períodos e conhece bem o histórico das atividades realizadas por alunos do Grêmio Náutico da UFRJ.

Três alunos do 6º período do curso de Engenharia Ambiental – Raphael Tristão, Sérgio Meirelles e Pedro Dias – também fizeram parte da brigada de voluntários. Para eles, além de contribuir para a melhoria do meio ambiente, a mobilização promove a integração com alunos de outros cursos e com a equipe da própria Prefeitura Universitária, que cede os equipamentos e dá destino final ao lixo recolhido.