">A União Latina −- organização internacional criada em 1954 para difundir a herança cultural e as identidades do mundo latino – está promovendo, em parceria com a Unesco, o concurso “Conheça e avalie seu patrimônio imaterial”, concurso aberto aos jovens de dez países da América Latina, que tem como tema o patrimônio imaterial dessas nações.

União Latina lança concurso para universitários

A União Latina −- organização internacional criada em 1954 para difundir a herança cultural e as identidades do mundo latino e sediada na França – está promovendo, em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o concurso “Conheça e avalie seu patrimônio imaterial”, concurso aberto aos jovens de dez países da América Latina (Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela), que tem como tema o patrimônio imaterial dessas nações.

A União Latina propõe que os professores das instituições que estudam o patrimônio imaterial incentivem grupos de dois a seis estudantes a participarem do evento. Somente podem participar do concurso jovens com idades entre 18 e 26 anos

Os participantes deverão redigir ensaio sobre um dos temas do patrimônio imaterial (música, dança, tradições etc),  de seu país a ser escolhido de uma lista indicativa estabelecida pela Unesco. No caso do Brasil, os temas são: o samba de roda do Recôncavo Baiano; a Arte Kusiwa, pintura corporal e arte gráfica dos wajapi e as matrizes do samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba enredo.

O ensaio deverá ter no máximo 15 laudas em tamanho A4, espaçamento duplo. Caso possível, o grupo deve juntar uma versão em suporte eletrônico, no programa Word. Qualquer material gráfico que o acompanhe deve ser anexado ao texto, em separado, não contando para o número máximo de páginas fixado.

O grupo deve enviar três originais encadernados, junto com uma carta, assinada por cada um de seus membros do grupo, confirmando o interesse em participar do concurso e aceitando as exigências. Cada original deverá ser assinado por todos os participantes do grupo, indicando o nome completo, endereço (físico e eletrônico) e telefone de contato, bem como uma cópia de documento de identidade de cada membro.

O prazo para recebimento dos originais encerra-se em 28 de outubro de 2010. Os trabalhos devem ser enviados por correio para: Marlene Furtado de Mendonça, Rua Antônio Cláudio Coutinho, 102/ 501 Centro – Guarapari, 29.200-115, Espírito Santo.

O grupo vencedor de cada um dos dez países receberá um prêmio, em moeda nacional, equivalente a 1.500 dólares e terá o trabalho publicado pela Unesco.