Categorias
Memória

77ª Semana da Escola de Química

Do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro, acontece a 77ª Semana da Escola de Química. A abertura do evento acontece às 9h, no auditório E-212. A programação conta com minicursos, palestras, show, baile e torneios esportivos. No primeiro dia, haverá a premiação de destaque EQ para docentes da Escola de Química, mérito administrativo, mérito doutorado, mérito mestrado, e mérito aluno de graduação. A solenidade contará com autoridades, ex-alunos e o corpo social da Escola de Química. Também haverá homenagem às turmas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000, e será inaugurada a sala Professor Arikerne Sucupira. 

A 77ª Semana será composta por palestras e minicursos com o eixo temático “Tecnologia e sustentabilidade”. Os minicursos serão dividos entre teóricos ou tecnológicos. Dentre os primeiros, “Cromatografia de Permeação em Gel – GPC” será ministrado por Ricardo Michel (IMA/UFRJ); “Biotecnologia Vegetal” por Anita Valle (IQ/UFRJ); e Marcelo Fernandes (FL/UFRJ) ministrará “Comunicação e Expressão Aplicadas a Textos Técnicos”. 

Já os minicursos de informática incluem “Uso de Simuladores nas Atividades de Projeto e Avaliação de Processos Químicos” , com Pedro Wagner (EQ/UFRJ) ; “ Linux for Dummies” , com Lívia Jatobá, Fábio Pereira e Jovani Favero (PEQ/COPPE/UFRJ) ; “ANSYS CFX: CFD ao alcance de todos (que estudam…)” , com Eduardo Rangel e João Victor Alves (EQ/UFRJ), e “HP50G: Aprenda ou venda!”, com João Victor Alves (EQ/UFRJ). Também haverá palestras de empresas como Petrobras, Praxair e Brasken.

A 77ª Semana da Escola de Química acontecerá no Edifício do Centro de Tecnologia, na Avenida Athos da Silveira, 149, Cidade Universitária. As inscrições para os minicursos podem ser feitas na Escola de Química, Sala E-201.

O baile comemorativo dos 77 anos da Escola de Química será no dia 3 de setembro, a partir das 22h, no Clube dos Marimbás, encerrado as festividades. A programação completa do evento pode ser encontrada no site da EQ (www.eq.ufrj.br).