">Entre os dias 1 e 3 de setembro, o Instituto de Biofísica da UFRJ (IBCCF) promove uma série de atividades comemorativas em homenagem ao centenário do nascimento do professor Carlos Chagas Filho.

UFRJ comemora centenário de Carlos Chagas Filho

Entre os dias 1 e 3 de setembro, o Instituto de Biofísica da UFRJ (IBCCF) promove uma série de atividades comemorativas em homenagem ao centenário do nascimento do professor Carlos Chagas Filho, que dá nome ao instituto.

Durante os três dias de evento, o instituto oferece três simpósios, apresentação do documentário "Afinal, o que é biofísica?", visitas guiadas ao Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, concerto com o pianista Francis Hime  e uma conferência com o ministro da saúde José Gomes Temporão.

No primeiro dia (01/09) o Simpósio “O IBCCF: Uma Trajetória de Sucesso” abre as homenagens, com palestra do professor emérito da UFRJ Darcy Fontoura de Almeida e outros profissionais sobre a história do instituto e a participação do homenageado na reformulação da unidade.

No segundo dia de homenagens, o simpósio “O IBCCF como Disseminador de Conhecimento”, conta com palestras de profissionais de todo o Brasil, como Wanderley Rodrigues Bastos, da Universidade de Rondônia e Luis Carlos de Lima Silveira, da Universidade Federal do Pará.

Além disso, é apresentado terceiro simpósio com o tema “Carlos Chagas Filho e o fomento à pesquisa no Brasil” e a conferência "Saúde no Brasil", realizada pelo Ministro da Saúde ocorre a partir das 16h. Também nesse dia, ao meio dia, apresentação do pianista Pianista Hime.

O encerramento é marcado pela divulgação do Prêmio João Carlos Timóteo Leite, além da exibição do documentário e a apresentação da palestra “A critical view to our PhD Programs – Una Mirada crítica a nuestros programas de Doctorado”, com Dr Ramon Latore, do Chile, apresentando uma visão crítica aos programas de doutorado.

O evento ocorre no Anfiteatro do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), que fica na sala 22, bloco G1 do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, nº373, Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Mais informações através do site: http://www.biof.ufrj.br/centenario.