Categorias
Memória

Portal de Periódicos da Capes apresenta novidades

Dia19/08, o Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque recebeu Camila Belo Ferreira e Daniele Pereira Ferreira, bibliotecárias do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e Cassia Ribeiro Costa, da Escola de Química (EQ), para a apresentação promovida pelo Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI) do Novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Portal é uma biblioteca virtual, que oferece acesso a mais de 15 mil publicações científicas para instituições de ensino e pesquisa credenciadas pela Capes. Lançado em novembro de 2000, o Portal passou, recentemente, por mudanças em sua interface, além da introdução de uma ferramenta: a metabusca. “Ela permite que o usuário pesquise uma área do conhecimento ou um tema de artigo em várias bases de dados”, esclareceu Daniele Ferreira.

O evento foi uma demonstração das seções do site, com pausas para solucionar dúvidas dos espectadores. Uma das perguntas era o acesso ao conteúdo do Novo Portal dentro e fora das instituições credenciadas. “O Portal tem conteúdo livre, que todos podem acessar de casa, mas é limitado”, explicou Cassia Costa.

Outra novidade é o “Meu Espaço”, onde o usuário pode cadastrar um perfil e, com isso, selecionar bases de dados para pesquisas, o que, segundo Camila Ferreira, “facilita as buscas em áreas de conhecimento específicas”. Porém, há uma limitação: “Se o usuário não estiver em um computador da instituição, reconhecido pela Capes, não poderá acessar artigos na íntegra”, alertou Cassia Costa.