Prefeitura da UFRJ realiza a Semana de Saúde em Foco

Aconteceu na última segunda e terça-feiras (16 e 17), no campus da UFRJ na Praia Vermelha, a "Semana de Saúde em Foco". Realizada pelo Núcleo de Intervenções Breves Junto às Pessoas com Problemas Relacionados ao Uso, Abuso e Dependência de Álcool e Outras Drogas (NIB/CEPRAL), juntamente com o departamento de Serviço Social da Prefeitura Universitária. Pela primeira vez, um micro-ônibus foi estacionado em frente à Coordenação da Subprefeitura do campus para realizar atendimentos de saúde, como aferição de pressão arterial e checagem de glicose, além de palestras sobre o uso indevido de álcool e outras drogas.

O público-alvo dos atendimentos são os funcionários do quadro permanente da Prefeitura Universitária e prestadores de serviço terceirizados. A professora Marilurde Donato, coordenadora-geral do NIB/CEPRAL, afirmou que foram atendidos 54 funcionários da Prefeitura, no primeiro dia do serviço. “O atendimento pode superar a expectativa de 70 pessoas do quadro permanente. Pois estamos atendendo também prestadores de serviço do campus”, afirma Marilurde, que ministra mini-palestras sobre os perigos do abuso de álcool e drogas.

Para Janete Pereira da Silva, coordenadora institucional do NIB/CEPRAL, a aferição de pressão arterial e checagem de glicose, feitas por alunas das escolas de Enfermagem e Odontologia, são importantes. “Elas passam também informações para prevenção de diabetes e hipertensão arterial aos pacientes, e as alunas de Odonto explicam que o uso de drogas pode prejudicar também a saúde bucal”, explica.

Após os atendimentos será preparado um relatório para que o departamento de Serviço Social da Prefeitura Universitária tenha conhecimento da saúde dos funcionários e tome medidas de prevenção e tratamento, se necessário. A organização do evento pretende realizar outras iniciativas, para aferição da saúde de professores e alunos da universidade.