Categorias
Memória

Pesquisador da Coppe analisa últimas explosões de bueiros no Estado

Nos dez últimos  meses, nove casos de explosão de bueiros já foram registrados no Estado do Rio. Mediante isso, a distribuidora de energia, Light, anunciou novas ações de manutenção nas redes subterrâneas e instalação de sensores para evitar que isso aconteça novamente. Para o professor Moacyr Duarte, coordenador do Grupo de Análise de Risco Tecnológico Ambiental da Coppe/UFRJ, esse tipo de acidente pode estar ligado a uma contaminação da câmera subterrânea, provocada sobretudo por combustível automotivo ou operação anormal de um equipamento, como um curto-circuito, por exemplo.

O pesquisador da Coppe alerta sobre a necessidade de mapeamento da utilização da rede subterrânea: “Um mapeamento vai determinar onde as caixas de gás ficam mais perto das caixas elétricas mais perigosas e, a partir disso, vai fazer um modelo de manutenção com  frequência adequada para o risco de cada câmara, ou conjunto de câmaras, e com um procedimento de inspeção adequado”, diz o professor.

A Light fez uma mudança nas tampas das caixas de inspeção, que melhora a ventilação e permite a saída de gases combustíveis. A empresa prevê que até 2014 a nova tecnologia de sensores esteja instalada em todas as quatro mil galerias do Estado.