Estudo contemplado trata sobre diversidade bacteriana da Antártica.

">Estudo contemplado trata sobre diversidade bacteriana da Antártica.

">

Pesquisa de professores da UFRJ é publicada em revista internacional

Estudo contemplado trata sobre diversidade bacteriana da Antártica.

Recentemente, a revista ISME Journal, que faz parte do grupo de publicações da Nature, publicou a pesquisa sobre diversidade bacteriana da Antártica coordenada pelos pesquisadores Alexandre Rosado e Raquel Peixoto do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG/UFRJ).

A pesquisa, com o auxílio do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), partiu da análise de plantas vasculares (plantas com tecidos especializados para o transporte de água e seiva) coletadas durante estadia na Estação Antártica Comandante Feraz.

Essa análise de milhares de sequências de DNA em laboratório na UFRJ, resultou na diferença entre o perfil de bactérias encontrado nas rizosferas de plantas vasculares (região onde o solo e as raízes das plantas entram em contato) na Antártica e em outros locais já estudados em todo o planeta.

Além disso, os pesquisadores concluíram que as duas espécies de plantas vasculares que existem na Antártica apresentaram perfis bacterianos associados semelhantes entre si, indicando que as condições abióticas na Antártica constituem fator rigoroso na seleção da microbiota presente, mesmo os associados a organismos diferentes.

De acordo com o professor Alexandre Rosado, isso mostra o quão único é esse ambiente, capaz de selecionar uma microbiota tão específica, e, dessa forma, como ele pode ser da mesma forma sensível a impactos.

Publicação

Sobre a publicação na revista ISME Journal, o pesquisador revelou ao Olhar Vital que tal acontecimento significa o grande reconhecimento pela excelência da pesquisa e visibilidade ao trabalho do grupo de pesquisa brasileiro, principalmente devido ao fato de o trabalho ter sido selecionado como destaque na capa desta edição da revista. “Essa publicação representa uma grande contribuição dos pesquisadores brasileiros para a pesquisa no cenário mundial.”

Saiba mais sobre a pesquisa.