Categorias
Memória

Festival Internacional de Arte de Projeção

Desta sexta (13/08) a domingo (15/08), acontece o Vídeo Ataq: Festival Internacional de Arte de Projeção, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC),  Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Petrobras. O evento tem como objetivo associar a arte de novas mídias a outras formas já consolidadas como a música e a poesia em um espaço público e ao ar-livre.

O festival conta com artistas que compõem uma multiplicidade de expressões do cenário nacional visando fomentar o intercâmbio cultural e a difusão do conhecimento. Serão oferecidas oficinas nas quais será estimulada a produção artística em novas tecnologias, além de debates, performances, atrações nacionais e internacionais.

O “Vídeo Ataq” trata-se também do primeiro grande evento internacional de videomapping do Rio de Janeiro: técnica que permite projetar imagens em três dimensões em qualquer superfície de escala arquitetônica. O mapping também é capaz de captar o áudio do ambiente e interagir com as imagens de maneira orgânica. A técnica pode ser gerenciada por uma pessoa ou configurada para funcionar automaticamente, criando novas realidades.

O professor Fernando Salis, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ participa do evento com a instalação “Desde Dentro”: instalação audiovisual com projeções em voil, poliester e espelhos, que homenageia Laurinda Santos Lobo e Santa Teresa. A instalação conta com a participação especial de Maria Canela e do Club Silêncio.

O Festival acontece na galeria do Parque das Ruínas em Santa Teresa, a partir de 15h, de sexta a domingo. O endereço é Rua Murtinho Nobre 169, Centro. A programação completa pode ser conferida na página do evento. Outras informações pelo e-mail contato@videoataq.com.br. A entrada é franca.