Reitor vai ao CEG apresentar proposta de democratização do acesso

Veja o vídeo da reportagem na WebTV.

Como forma de ampliar o debate, o reitor foi nesta quarta-feira à reunião do Conselho de Graduação da UFRJ (CEG) para apresentar a proposta, que valerá apenas para o acesso em 2011, que garante acesso e permanência dos alunos na universidade.

A proposta foi apresentada em julho deste ano e o reitor justificou a antecipação do debate afirmando ser preciso que as ações reflitam mudanças já para 2011. “Não podemos usar como argumento que a autonomia universitária será ameaçada. É nosso dever trabalhar com os alunos que são formados  pela rede pública. É perverso que, em nome dessa autonomia, a gente ache que pode escolher os alunos que vão estudar aqui dentro”, analisa o reitor.

E a nova proposta já traz uma alteração. Se for aprovada nesta quinta-feira no Conselho Universitário, os alunos de escolas públicas também serão contemplados. De acordo com o texto da proposta, 50% das vagas oferecidas em cada curso serão preenchidas por candidatos selecionados pelo ENEM, através do SISU. Destas vagas, 20% em cada curso serão destinados a candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas e cuja renda familiar per capita não exceda um salário mínimo e meio. “Devemos criar mecanismos de apoio para que a universidade absorva estudantes com menos condições de entrarem na universidade. Não é verdade que adotar o ENEM é voltar para o sistema antigo, da Cesgranrio. Ao contrário, estaremos dando um passo para a construção de um sistema público nacional. E a UFRJ não pode ficar de fora dessa discussão. Se não concordamos com alguns pontos ou achamos que podemos melhorar outros, temos que fazer isso de dentro, participando do sistema”, expôs Aloisio Teixeira.

O debate começou após a Resolução nº 10/2010, adotada no último dia 27 de maio, em que se afirmou o compromisso com ações que, a curto prazo, criem condições efetivas para o ingresso e a permanência na UFRJ de alunos provenientes de famílias de baixa renda. O plano de debates começou no CLA e já passou pelo CCS e CFCH (dia 09/08), no CCMN (dia 10/08) e no CCJE (11/08). Amanhã, 12/08, a proposta será apresentada no Conselho Universitário para deliberação.