Intercâmbios profissionais pela Aiesec

A Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec, originalmente Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales, em francês) promoveu, na última quarta-feira (04/08), uma palestra informativa dirigida a alunos da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ sobre intercâmbios profissionais.

Daniel Viana, membro da equipe de intercâmbios da Aiesec e aluno do IE-UFRJ, e Douglas Gonçalves, diretor de Marketing da associação, desde 2008, apresentaram um breve histórico da organização, bem como o fluxo de desenvolvimento pelo qual cada membro ou intercambista passa ao ingressar na entidade.

Daniel Viana expôs os diferentes programas de intercâmbio que a Aiesec oferece, seus objetivos e o perfil de quem obtém a vaga. “O principal objetivo do programa de intercâmbio é ativar a liderança dos jovens. Para isso, é importante um pensamento globalizado, versatilidade, empreendedorismo e principalmente ser culturalmente sensível”, comentou. Viana disse ainda que “a Aiesec busca o choque cultural na experiência de intercâmbio”, justificando as poucas vagas em países da Europa Ocidental, nos Estados Unidos e no Canadá.

Amanda Kelly, graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), relatou a experiência de viver durante três meses na Romênia. “Apesar das dificuldades iniciais, é uma experiência única e muito intensa”, contou.

Aiesec

Fundada em 1948, a entidade está presente em 1.700 universidades de 107 países e territórios. Trata-se de uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados que promove mais de 5.500 programas de intercâmbio por ano.

A sede da Aiesec no Rio de Janeiro localiza-se dentro do campus da UFRJ na Praia Vermelha, na sala 217 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc). O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. Outras informações podem ser obtidas na página da Aiesec, através do e-mail contatorj@aiesec.org.br ou pelo telefone (21) 2542-8782.