Verdades e Mitos sobre reciclagem no auditório do Centro de Tecnologia

O Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA) da UFRJ, em parceria com a Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj) e com o Sindicato das Empresas Despoluidoras do Ambiente e Gestora de Resíduos do Estado do Rio de Janeiro (Sindieco), promove o ciclo de palestras com o tema “Verdades e Mitos sobre reciclagem”. As palestras serão realizadas no dia 04 de agosto, no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia.

O evento será dividido em dois módulos: manhã e tarde. Iniciando-se na manhã, o módulo 1 terá como foco mostrar as formas de se obter um produto reciclado de boa qualidade. Dentre os palestrantes, estão Alberto Elsne (Centro de Reciclagem Rio – CRR), Lúcia Moreira (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro – ABIVIDRO) e Henio de Nicola (Coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira de Alumínio – ABAL).

No período da tarde (módulo 2), as palestras terão como objetivo informar e esclarecer como é realizada a reciclagem energética; introduzir os compostos formados pela combustão, assim como o teor energético dos materiais. Na ocasião, o professor Luiz Pinguelli Rosa (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe/UFRJ) ministrará a palestra sobre “Tecnologias de reciclagem energética”. A professora Cássia Turci, do Instituto de Química (IQ), ministrará a palestra “Produtos formados a partir da combustão”; e o professor Fernando Altino Rodrigues, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apresentará o tema “Reciclagem energética e seus impactos positivos e negativos”.

O evento acontecerá no Auditório Horta Barbosa, bloco A do edifício do Centro de Tecnologia da universidade, localizado na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, na Cidade Universitária. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.reciclador.org.br/. Para mais informações, o contato pode ser feito através do telefone (21) 3661-9555 ou no e-mail faleconosco@arerj.com.br / extensao@ima.ufrj.br. Para conhecer a programação do evento, visite o link http://www.arerj.com.br/compromisso_cursos.html.