Confraternização e troca de experiências marcam lançamento de livro

A equipe do Projeto Pólen lançou hoje (30/07), em confraternização no Salão Azul do Instituto de Biologia da UFRJ, o livro Curso de Formação de educadores ambientais: a experiência do Projeto Pólen.

O evento foi marcado por comemorações e agradecimentos pelo sucesso no Curso de Formação de Educadores Ambientais, realizado pelo Projeto Pólen em 13 municípios do norte-fluminense, e nas aplicações deste curso através de projetos elaborados pelos próprios alunos.

O lançamento do livro, com mediação de Laísa Freire, coordenadora do Projeto Pólen, teve início através da mesa de abertura na qual foram expostos os sentimentos e gratificações pelos cinco anos de trabalho no projeto, registrados através do livro.

Participaram da mesa os coordenadores do Projeto, Reinaldo Bozelli e Francisco Esteves, além da representante da Pró-Reitoria de Extensão, Almaisa Souza, o diretor do Instituto de Biologia, Antonio Solé, Carolina Benassully, representante da Petrobras e Maria Fernanda Nunes, decana eleita do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Em sua citação, Maria Fernanda, parabenizou os organizadores do Projeto Pólen: "Eu acompanho este projeto desde o início e temos aqui hoje o resultado deste trabalho".

A coordenadora do projeto, Marcela Siqueira, falou sobre os benefícios do Projeto Pólen na formação de profissionais da universidade: "O retorno que o projeto trás à UFRJ é o auxílio em trabalhos de pesquisa, na formação de pós-graduandos, em trabalhos de iniciação científica para graduandos. Eu fiz minha dissertação de mestrado baseada no Projeto e outros participantes fizeram o mesmo". Afirma a coordenadora, que graduou em Biologia na UFRJ e concluiu mestrado no Instituto de Psicologia (IP/UFRJ).

Sobre o aprendizado que o Projeto Pólen trouxe para sua vida, a coordenadora explica que mudou seu conceito diante das questões ambientais: "Eu aprendi que as questões ambientais são muito mais complexas do que se imagina. Nós na faculdade de biologia aprendemos muito sobre o meio natural, mas após entrar no Projeto Pólen conheci a discussão e pude iniciar questionamentos sobre a participação do homem neste meio e sua importância na gestão dos recursos naturais", revela Marcela.

Após a apresentação da mesa, os participantes da confraternização se direcionaram para receber um exemplar do livro e trocar assinaturas e agradecimentos. Os coordenadores do projeto assinaram os livros e receberam palavras de parabenização e agradecimento pelo trabalho realizado.

Durante a assinatura de alguns livros, a coordenadora Laísa Freire, revelou que os projetos realizados pela equipe continuam no norte-fluminense: "O aluno quando fez o Curso de Formação de Educadores Ambientais  elaborou um projeto como atividade final do curso de modo a vivenciar os conhecimentos adquiridos no curso. Nós, do Projeto Pólen, estamos mantendo o acompanhamento durante execução destes projetos".

Laísa afirmou que ainda que o livro é o registro e o compartilhamento das experiências do Projeto Pólen durante o curso e que o leitor entra em contato com ferramentas para o trabalho com educação ambiental, maneiras de inserção de educação ambiental no currículo escolar, metodologias participativas, além de conhecimentos ecológicos: "A partir da leitura do livro, o conceito de sociedade e sua relação com o meio ambiente pode mudar para o leitor, pois apresentamos questões de uma educação ambiental pautada na problematização crítica das relações socioambientais. Além disso, o leitor tem a oportunidade de refletir sobre o papel do educador ambiental na sociedade e no meio ambiente.", conclui.

O Projeto Pólen mantém seus projetos nos 13 municípios envolvidos do Norte-fluminense e região dos lagos de modo atuando no processo de interiorização da universidade pública de qualidade. Os interessados em participar como voluntários no desenvolvimento destes projetos podem procurar as secretarias municipais de educação ou de meio ambiente de um dos municípios participantes ou acessar ao site do Projeto Pólen: http://projetopolen.org/