Nova Direção toma posse na Escola de Serviço Social

A Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ realizou, na última quarta-feira (14/7), no auditório da unidade, a cerimônia de posse de sua nova Diretoria. A professora Mavi Rodrigues e o professor Marcelo Braz, respectivamente, diretora e como vice-diretor, receberam os cargos das mãoes de Maria Magdala Vasconcelos de Araújo Silva, diretora durante a gestão 2006-2010, em cerimônia que contou com a presença também de Marcelo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ.

Mavi Rodrigues ressaltou a importância histórica da ESS-UFRJ no processo de redemocratização do país bem como a excelência acadêmica do curso que atrai pessoas de diversos lugares do continente. “A Escola de Serviço Social da UFRJ foi um dos principais protagonistas para a renovação da profissão, através de um processo de pensamento crítico, que vem exercendo um papel importante na realidade social do país. O Brasil forma o segundo maior contingente de assistentes sociais do mundo e, nesse contexto, o papel da Escola é fundamental”, declarou.

A nova diretora apontou alguns aspectos que devem ser enfatizados na atual gestão: “a manutenção de uma educação centrada no Serviço Social, a defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade, um diálogo efetivo com as Ciências Humanas e Sociais e a continuidade com à tradição democrática e de excelência acadêmica que instituição de ensino mantém”, pontuou Mavi, que  defendeu ainda a manutenção da política de ampliação do acesso de estudantes à ESS-UFRJ, a partir de 2008, quando expandiu em 30% as vagas de graduação no período noturno.

Encerrando a cerimônia, Aloisio Teixeira destacou que a unidade é referência mundial em assistência social. O reitor observou que o maior patrimônio da universidade é a diversidade. “É isso que faz da universidade uma instituição diferente de todas as outras da sociedade. É preciso ter em mente que a universidade não é um partido político, nem um grêmio estudantil. Estes possuem lógica e dinâmica diferentes daquela que deve operar na universidade. Aqui, a ideia de formar maiorias estáveis é perversa na medida em que vai contra tudo aquilo que a universidade deve representar”, disse.

Processo eleitoral

Mavi Rodrigues e Marcelo Braz ficarão à frente da ESS-UFRJ durante o quadriênio 2010-2014. A chapa, que foi eleita em consulta realizada entre 22 e 24 de junho, pelo sistema paritário, recebeu 33 dos 50 votos válidos entre o corpo docente; 45 dos 52 entre o corpo discente e, entre os técnico-administrativos, 33 dos 34 votos válidos.

Assista também a reportagem produzida pela WebTV-CoordCOM-UFRJ.