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Mesa-redonda avalia o papel do Estado na economia em diferentes países

O Seminário Internacional “O Estado desenvolvimentista: Crise e Retomada?”, organizado pelo Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ, realizou, na mesa-redonda da tarde desta quinta-feira (10/06), a presença de especialistas para debater experiências de crescimento econômico em diversos países do mundo e o papel do Estado no desenvolvimento econômiico.

David Matensanz Gomez, da Universidade de Oviedo (Espanha), falou sobre o rápido crescimento de seu país, baseado na abertura econômica e na integração regional. “Em 40 anos, importação e exportação passaram de 10% da movimentação econômica para mais de 60%”, revela Gomez.

De acordo com Gomez, após a implementação do Euro, consolidada em 2002, a Espanha produziu uma bolha econômica depois do Euro, mas não deu importância aos efeitos colaterais. “Houve complacência política com a dívida pública”, enfatizou.

O cenário era de crise iminente para o país e foi agravado com a recessão nos Estados Unidos, que se alastrou por todo o mundo em 2008. “Mas o Estado implementou um dos maiores pacotes econômicos do mundo”, contou o economista. Mesmo assim, a Espanha tem a taxa de desemprego mais alta da Europa atualmente.

América Latina 

O México foi representado por Ignácio Perrotini Hernandez, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), que define a trajetória de seu país no desenvolvimento econômico como “do sublime ao ridículo”. Para o economista mexicano, “há a necessidade de uma mudança radical no modelo de política econômica” em seu país. Parte do que chama de “stagbilisation” (uma junção de estagnação com estabilização) deve-se à autonomia do Banco do México, que, segundo Hernandez, “completa a desconexão entre as políticas fiscal e monetária”.

Esteban Perez Caldentey, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divide a atuação do estado chileno na economia em três etapas: entre 1920 e 1973, os aspectos sociais e econômicos eram vistos como interligados. “O modelo funcionou razoavelmente de 1920 até 1960, depois encontrou dificuldades”, revelou.

A segunda etapa veio com a ditadura de Pinochet. “Pregava-se liberalização e privatizações, mas na prática houve um enorme controle econômico do governo”, ressaltou o economista chileno. A última etapa, pós-ditadura e atual, exigiu certo encolhimento da interferência do Estado na economia, tendo seu papel “limitado à regulação, devendo também acumular reservas e limitar gastos, preocupando-se com seu balanço”, recomenda Caldentey.