">Brasil deve estabelecer a meta de fechar a próxima década com 10 milhões de universitários, segundo Fernando Haddad, ministro da Educação.

Dez milhões de universitários é meta do governo

Na última segunda-feira (31/5), Fernando Haddad, ministro da Educação, afirmou que o Brasil deve estabelecer a meta de fechar a próxima década com 10 milhões de universitários. Durante a abertura do seminário internacional “Cursos Superiores de Tecnologia: Educação e o Mundo do Trabalho”, ocorrido em Brasília, Haddad enfatizou ser necessário que pelo menos metade dos jovens entre 18 e 24 anos cursem a educação superior.

Para o ministro, o aumento na oferta de cursos superiores de tecnologia e na modalidade a distância pode ajudar o país a alcançar a meta. Haddad também lembrou que tramita no Congresso Nacional projeto de lei que regulamenta a profissão de tecnólogo. A regulamentação levará a um aumento na procura dos jovens por cursos superiores de tecnologia, além de dar sustentação ao tecnólogo no mercado de trabalho. “Nosso esforço, hoje, é para dar mais visibilidade a esse tipo de curso. Em alguns países desenvolvidos, os cursos de tecnologia respondem por mais de 50% da oferta no nível superior”, exemplificou o ministro.

Na abertura do encontro, aconteceu também o lançamento da nova edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, com 10 novos cursos. São seis no eixo tecnológico-militar, três no de segurança e um no de apoio educacional. O catálogo orienta instituições e estudantes sobre o teor e a infraestrutura de cada formação. Confira aqui o documento na íntegra.