III Semana de Integração Acadêmica do CFCH chega ao fim com debate sobre avaliação discente

A III Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) encerrou, nesta quarta (23/06), suas atividades com a mesa-redonda “Avaliação discente: buscando elementos para construir uma proposta para o CFCH”. Os convidados foram Eduardo Mach, superintendente geral da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), e Daniela Patti, da Faculdade de Educação (FE) FS UFRJ. A mediação ficou a cargo de Lilia Pougy, professora da Escola de Serviço Social (ESS) e coordenadora de Integração de Pós-Graduação do CFCH.

Eduardo Mach e Daniela Patti debateram a importância da avaliação dos alunos, tanto em relação à universidade e sua infraestrutura, quanto em relação aos professores. “A avaliação é necessária para autoconhecimento. Com ela, podemos identificar os pontos fortes e fracos, tanto da instituição quanto do nosso trabalho como professores”, afirmou Mach. De acordo com Patti, os resultados das avaliações modificaram seu trabalho. “Eu distribuo, por conta própria, um formulário de avaliação das minhas disciplinas para os alunos”, conta a professora. “A partir desta análise, eu mudei o planejamento das minhas disciplinas”, completou.

Hoje, poucas unidades da UFRJ têm avaliação discente, mesmo que ela seja obrigatória para a nota final do professor em estágio probatório. Segundo Mach, esta falta será suprida no próximo semestre. “A ideia é que um sistema de avaliação online seja disponibilizado após as inscrições em disciplinas do próximo período”, revelou. “Porém, em um primeiro momento, o preenchimento dos formulários não será obrigatório”, concluiu.