">Atividades internas da unidade voltam a funcionar normalmente nesta quinta-feira (24/6). Alguns serviços, no entanto, permanecem suspensos. A área afetada é isolada por tapumes.

Hospital retoma atividades internas

A Direção Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) informou, em nota oficial, que as atividades internas da unidade serão retomadas hoje (24/6). O esquema de plantão adotado ontem será suspenso, e o corpo docente e técnico-administrativo do HU trabalhará normalmente.

As atividades de ensino, o serviço de ambulatório e triagem, as internações eletivas clínicas e cirúrgicas e os métodos diagnósticos externos, entretanto, continuam suspensos. Estão mantidos apenas os Serviços de Radiodiagnóstico e Métodos Especiais e os exames laboratoriais para pacientes que já estejam internados na unidade.

Os pacientes da Clínica da Dor em uso de medicação controlada, em tratamento quimioterápico, em hemodiálise ou em preparo para exame no Serviço de Gastroenterologia terão acesso liberado pela portaria principal do Hospital Universitário. A Farmácia de Distribuição estará aberta e o acesso a ela também será realizado pela portaria principal.

Na última segunda-feira, a Direção Geral do HU e técnicos da área de Engenharia da UFRJ, após terem sido ouvidos ruídos e um rápido tremor ter sido percebido no prédio, constataram abalo estrutural em dois dos pilares que sustentam a parte desocupada do prédio, conhecida como “perna seca”. De acordo com o relatório oficial, as obras de recuperação estrutural dos pilares afetados estão em andamento conforme previsto e são adequadamente fiscalizadas. A recomendação é de que apenas a ala “D” seja mantida desocupada até conclusão do reforço de oito pilares ao longo de 3 andares. Nos próximos sete dias, a unidade continuará funcionando, mas com algumas adaptações.