Conhecendo a UFRJ: a universidade de portas abertas

Quando a estudante Samara Costa, de 18 anos, esteve pela primeira vez na UFRJ, ela ainda não sabia que destino dar para a vida profissional. Samara cursava o 3º ano do Ensino Médio de uma escola em Ramos, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando, junto com os colegas de classe, aceitou o convite para saber mais sobre a universidade e dos cursos oferecidos pela instituição.

Foi durante a sétima edição do “Conhecendo a UFRJ”, projeto da Pró-reitoria de Extensão (PR-5) em parceria com a Pró-reitora de Graduação (PR-1), ocorrida em 2009, que Sâmara decidiu que prestaria o vestibular para Letras. “Sempre gostei de Letras, mas era criticada por colegas. Diziam que eu ganharia mal se fosse professora. Mas depois de assistir à palestra do curso de Literatura, durante o ‘Conhecendo a UFRJ’, eu tive certeza de que essa era a carreira que eu queria para mim”, conta a estudante, que hoje cursa o primeiro período de Letras-Literaturas da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ.

Assim como Samara, cerca de 10 mil alunos do Ensino Médio visitam anualmente a universidade, quando acontece o “Conhecendo a UFRJ”, para se entrosar com os cursos ensinados na instituição. No evento, a UFRJ abre as portas e oferece aos estudantes a oportunidade de se aproximar dos conteúdos programáticos das disciplinas e, quem sabe, de futuros professores. “O importante é eles se sentirem parte da universidade, que podem ter acesso a ela. Eles precisam saber que essa é uma universidade pública e um direito deles”, pontua Almaísa Monteiro Souza, coordenadora do projeto e superintendente geral da PR-5.

Durante o “Conhecendo a UFRJ”, professores de cada curso da instituição ministram palestras, divididas em oito espaços distintos de acordo com demanda de cada área. As palestras possibilitam aos visitantes tirar dúvidas a respeito da profissão e sobre o mercado de trabalho. Há também estandes com exposições de trabalhos, projetos de pesquisa e projeções, por onde os alunos podem circular livremente.

Inscrições abertas

Estão abertas até dia 30 de junho as inscrições para a 8ª edição do “Conhecendo a UFRJ”, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto. Para participar, o responsável pela instituição de ensino deve realizar um cadastro via internet. Cada escola particular tem o direito de inscrever 40 estudantes. Já as públicas podem cadastrar até 100 pessoas.

Nos dois primeiros dias de inscrição, 97 escolas se cadastraram, uma abrangência de quase 4 mil alunos. “Tínhamos dificuldades em chegar até as escolas, mas depois da parceria com a Secretaria Estadual de Educação, firmada em março deste ano, isso melhorou. Agora, o órgão nos auxilia com a divulgação do evento”, afirma Almaísa.

As novidades para a edição 2010 do “Conhecendo a UFRJ” incluem a digitalização das palestras dos anos anteriores. A partir de agosto, serão disponibilizados no site do projeto os debates ocorridos no ano passado. “Além disso, nossa homepage passa a contar com uma seção de ‘Sugestões e Críticas’. Essa é uma forma de os alunos interagirem conosco e uma oportunidade de nos avaliarmos”, finaliza a superintendente.