Categorias
Memória

Ipub-UFRJ debate caso raro de doença psiquiátrica

Na última sexta-feira (18/06), o Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ transmitiu uma vídeoconferência sobre a degeneração ganglionar corticobasal (DGCB). A apresentação ficou por conta da psiquiatra Naima de Assunção, médica residente da unidade, e supervisionada pelo psiquiatra Allan Dias. O caso é uma síndrome parkinsoniana rara e foi analisada por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

De acordo com os especialistas, ainda há poucas informações sobre a DGCB. Por este motivo, o caso teve como primeiro diagnóstico "transtorno de humor", suspeita de retardo mental e epilepsia. Segundo os médicos, a paciente apresentava atitude cooperativa, humor estável, discurso empobrecido, pensamento limítrofe e concreto e memória de evocação e fixação prejudicadas.

Os psiquiatras explicaram que a paciente, que possui eletro características de demência avançada, passou por tratamentos de Eletroconvulsoterapia (ECT), onde obteve melhoras significativas. No entanto, de acordo com Naima, "a evolução do tratamento não progrediu conforme o esperado, o que necessitará o investimento em exames neurológicos para reabilitá-la".