Categorias
Memória

Palestra discute aplicação da tecnologia no ensino

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ promove a “XI Semana de Educação”, com o tema “Educação além do que se vê: (des)construindo identidades”. A palestra “Tecnologia na Educação”, realizada na última terça-feira (09/06), contou com a presença de Herli Menezes, professor da FE-UFRJ. O docente expôs os desafios de integrar a didática da Educação a novas tecnologias. “Não adianta colocar um computador na sala de aula se ninguém souber utilizá-lo de maneira a melhorar o ensino”, afirmou. Segundo Menezes, as faculdades de Educação precisam encontrar maneiras de atualizar o método de ensino, para que essas tecnologias sejam benéficas.

Segundo o professor, a tecnologia nunca será tão efetiva quanto a Educação presencial. “A socialização, a presença, o fato de que o professor pode ver a reação imediata do aluno enquanto ensina, as atividades com os amigos, o entendimento de espaço coletivo também faz parte da educação e nunca devem ser descartados”, analisou. De acordo com o especialista, a tecnologia é uma revolução e deve ser integrada à escola. “O melhor ensino é aquele colaborativo, em que todos dialogam”, comentou.

Faz parte desta integração uma melhor formação de professores, acredita Menezes. “Não adianta tanta informação que vem com a tecnologia, se os alunos não conseguem discenir entre o que é e o que não é útil para o seu aprendizado”, disse. O professor ainda destacou o crescimento da educação a distância. “Um em cada seis alunos matriculados em cursos no Brasil estão em cursos a distância. O problema não é o fato da distância em si, embora se perca muito sem o contato físico. O problema é que a educação a distância ainda obedece as regras de quando foi concebida, pelos militares americanos, de treinamento. Não se deve pensar nesse tipo de ensino, apenas executar um comando”, concluiu.